Principal Inovação 10 exercícios estóicos insanamente úteis

10 exercícios estóicos insanamente úteis

Wikipedia seria um bom começo , ou você pode ler alguns dos outros ensaios que escrevi e deve entender rapidamente a ideia geral.

Este não é um tipo de conversa fiada espiritual, qualquer pessoa que me conhece sabe que desaprovo toda a ideia de espiritualidade. Esses exercícios foram usados ​​por milhões de pessoas porque eles funcionam na vida real , não em alguma terra distante imaginária. Eles são práticos e não requerem nenhum equipamento, exceto um cérebro em funcionamento.

Todos esses exercícios existem há milhares de anos e a razão de ainda serem aplicáveis ​​hoje é porque se baseiam na experiência comum e no bom senso.

EXERCÍCIO ESTÓTICO # 1: REFLEXÃO DO AMANHECER

Não é preciso ser um cientista de foguetes para descobrir isso. Você precisa refletir, de manhã cedo. Claro, é realmente mais nuançado do que isso. Não se trata apenas de planejar o que você fará naquele dia, é sobre como você pode reagir ao que fará e também ao que os outros farão.

Atenha-se com unhas e dentes à seguinte regra: Não ceder à adversidade, nunca confiar na prosperidade e sempre observar o hábito da fortuna de se comportar como ela quer, tratando-a como se ela fosse realmente fazer tudo o que é. em seu poder de fazer. O que quer que você esteja esperando há algum tempo, é menos surpreendente.Sêneca

Em primeiro lugar, seja grato por ter realmente acordado, muitas pessoas não terão este privilégio hoje.

Em segundo lugar, planeje como você vai abraçar suas virtudes e evitar seus vícios. Escolha um preceito filosófico particular ou uma força pessoal que você deseja cultivar e pense sobre como você pode incorporá-lo no dia seguinte. Verifique mentalmente como você lidará com quaisquer situações difíceis que você saiba que podem surgir.

Em terceiro lugar, lembre-se de que as únicas coisas que você pode controlar são seus pensamentos e suas ações. Todo o resto é incontrolável.

Atribuições Extra

  1. Se você acordar cedo e tiver tempo, saia para uma caminhada e aproveite o sol nascente enquanto medita sobre o seu desenvolvimento como ser humano.
  2. Faça exercícios leves usando seu próprio peso corporal. Considere sua própria mortalidade e o fato de que envelhecerá.

EXERCÍCIO ESTÓTICO # 2: UMA VISTA DE CIMA

Este exercício foi elaborado para lembrá-lo de como você realmente é pequeno e de como a maioria das coisas tem pouca importância. Em outras palavras, para dar a você uma noção do quadro geral. É muito simples, você usa sua imaginação para tentar se relacionar com o mundo inteiro e além.

Existem duas maneiras de abordar isso:

  1. Siga uma meditação guiada. Você pode baixar uma gravação gratuita de Donald Roberton aqui e o roteiro aqui .
  2. Faça Você Mesmo. Este é o meu método preferido, pois você não precisa de nenhum equipamento e pode ser feito em qualquer lugar. Eu recomendo ir a algum lugar relaxante, como um parque ou a praia, se você tiver a sorte de morar em uma área costeira. Obviamente, posso dizer exatamente o que imaginar porque não sou você, mas eu recomendaria começar acima das nuvens e, em seguida, lentamente chegar mais perto do mundo e das pessoas nele. Sinta-se à vontade para começar muito, muito mais longe, em algum ponto distante do universo. Observe tudo o que está acontecendo: primeiros beijos, guerras, descobertas, aprendizados, criações artísticas, engarrafamentos e tudo o mais que você possa imaginar. Observe, mas não julgue. Agora pense em você em relação a tudo isso. Saiba que muitas das coisas que você considera importantes são apenas relativamente importante. Saiba que vocês são apenas relativamente importantes.

Atribuições Extra

  1. Experimente congelar o tempo enquanto faz este exercício. Imagine-se caminhando por cidades e tudo está perfeitamente quieto. Observe aquele exato momento.
  2. Tente este exercício, mas em uma época diferente. Isso pode realmente enfatizar o fato de que você não existia e, eventualmente, também não existirá.

EXERCÍCIO ESTÓTICO # 3: CONTEMPLAÇÃO DO HOMEM (OU MULHER) IDEAL

Este exercício foi elaborado para fornecer um catalisador para a mudança no sentido de se tornar um ser humano ideal. Claro, esta é uma busca sem fim.

Pense nas qualidades que constituem a pessoa ideal. Para simplificar, vamos supor que as estátuas gregas e romanas representam o ideal físico e se concentram nos aspectos psicológicos.

Quais qualidades constituem o personagem ideal? Em alguns aspectos, essa é uma pergunta bastante difícil de responder e talvez seja mais fácil focar no que uma pessoa ideal faria em qualquer situação. A partir das ações dessa pessoa ideal, podemos então tentar determinar suas qualidades interiores e, com sorte, começar a imitá-las. Basta lembrar que a pessoa ideal não existe ...

Atribuições Extra

  1. Crie uma lista de modelos reais, passados ​​ou presentes, e analise o que os torna ideais. Encontre as melhores qualidades desses indivíduos e descarte quaisquer falhas de caráter negativas.
  2. Você também pode fazer o oposto de contemplar o homem ideal. Contemple o pior tipo de ser humano imaginável e se esforce para evitar ser assim.

EXERCÍCIO ESTÓTICO # 4: FILANTROPIA CULTIVANTE

Em primeiro lugar, vamos definir a filantropia:

O desejo de promover o bem-estar de outras pessoas.

Ao contrário do pensamento moderno, o dinheiro não é a única maneira de se tornar um filantropo. Na verdade, qualquer um pode se tornar um filantropo, isso requer apenas a atitude certa para com os outros.

O problema é que, por padrão, tendemos a viver como se estivéssemos encerrados em uma série de esferas, uma dentro da outra, como uma boneca russa. Cada esfera representa uma distância progressivamente maior de nosso verdadeiro eu.

Então, como cultivamos a filantropia? Nosso objetivo deve ser tentar trazer todos para um círculo mais próximo. Portanto, pense em sua família como uma extensão de você mesmo e em seus concidadãos como sua família, pensando na humanidade como um todo, como homens e mulheres do campo. O filósofo estóico Hierocles chegou a dizer que devemos ver nossos irmãos como se fossem partes de nosso próprio corpo, como um braço ou uma perna.

Isso obviamente requer uma grande mudança de perspectiva e muito esforço, mas tem suas vantagens:

  • Você acaba não se apegando excessivamente a nenhum indivíduo, o que o deixa menos exposto em caso de perda de amizade ou morte.
  • Um círculo maior de amigos, o que significa maior exposição a diferentes culturas e pontos de vista. Esta é uma oportunidade incrível de aprendizado.

Atribuições Extra

  1. Inicie uma conversa agradável com um estranho.
  2. Deixe seus amigos mais próximos saberem que você os considera parte de sua família e que devem poder contar com você como tal.

EXERCÍCIO ESTÓTICO # 5: AUTO-RETIRO

Embora existam muitos bons motivos para viajar pelo mundo, fazê-lo para encontrar paz ou liberdade não é um deles. Na verdade, é profundamente anti-filosófico. Paz de espírito e liberdade são coisas que vêm de dentro; portanto, se você está fugindo da dissonância cognitiva, na verdade está fugindo de si mesmo. Infelizmente, quando você viaja, tem que se trazer consigo para a jornada.

Deixe-me oferecer uma maneira mais simples e também muito mais barata de encontrar paz de espírito e liberdade com este exercício. Viaje regularmente dentro de sua mente, especialmente se precisar de paz de espírito ou liberdade. Em nenhum outro lugar alguém é tão livre quanto em sua própria mente. Você pode ser diferente aqui e agora. Não há necessidade de viajar para se encontrar. Você só precisa de cinco a dez minutos por dia para se isolar do mundo exterior e olhar para dentro de sua mente.

As pessoas procuram refúgios para si mesmas no campo à beira-mar, nas montanhas, e você também adquiriu o hábito de ansiar por isso acima de tudo. Mas isso é totalmente anti-filosófico, quando é possível para você se retirar para dentro de si mesmo quando quiser; pois em nenhum lugar alguém pode se refugiar em maior paz ou liberdade de cuidados do que dentro de sua própria alma, especialmente quando uma pessoa tem tais coisas dentro de si que ela simplesmente tem que olhar para elas para se recuperar daquele momento em perfeita tranqüilidade Quero dizer nada mais do que ter a mente em ordem). Portanto, conceda-se constantemente este retiro e assim se renove; mas mantenha dentro de você preceitos concisos e básicos que serão suficientes, no primeiro encontro, para purificá-lo de toda angústia e para devolvê-lo sem descontentamento à vida para a qual você retornará. Marco Aurélio

Recentemente, assisti a um vídeo sobre um prisioneiro que sabia que passaria o resto de sua vida em confinamento solitário. Ele discutiu como ainda consegue escapar das quatro paredes de sua cela lendo e pensando. Isso realmente faz você se perguntar o que realmente significa ser um prisioneiro, e se de alguma forma somos todos prisioneiros em diferentes tipos de prisões. A pessoa fisicamente livre para fazer o que quiser pode estar mentalmente presa à depressão ou coisa pior.

Algumas coisas que você pode querer pensar quando estiver em um retiro pessoal:

  • Você não é perturbado por eventos, mas por sua opinião sobre os eventos.
  • Tudo está mudando constantemente e não há nada que você possa fazer a respeito.
  • Você não vai viver para sempre.

Atribuições Extra

  1. Experimente e pratique o retiro pessoal em situações não ideais. Você pode tentar fazer isso na mesma sala que alguém assistindo televisão ou talvez em uma viagem de transporte público.
  2. Visite Calm.com para ajudá-lo a relaxar antes de começar, se tiver dificuldade ao tentar fazer isso pela primeira vez.

EXERCÍCIO ESTÓTICO # 6: REVISTA FILOSÓFICA

Eu discuti os benefícios de manter um diário em meu ensaio sobre educação diária . A diferença aqui é que em vez de escrever apenas sobre o que aconteceu em sua vida, você analisa (de preferência de uma perspectiva estóica). Você pode usar um diário filosófico como uma ferramenta para descobrir suas próprias deficiências e acompanhar a maneira como você muda ao longo do tempo. Pela reflexão constante, podemos melhorar nossa vida atual e futura.

Ao planejar suas ações futuras de acordo com uma estrutura ética e, posteriormente, você pode olhar para trás e ver o que precisa ser mudado com base no que realmente aconteceu. Este exercício estóico é muito fácil de combinar com um diário normal e, se você fizer isso direito, eventualmente não deverá haver diferença entre um diário normal e um filosófico.

Atribuições Extra

  1. Mantenha um diário filosófico diário por um mês.
  2. Leia o jornal filosófico chamado Meditações do imperador e filósofo romano Marcus Aurelius.

EXERCÍCIO ESTÓTICO # 7: O MÉTODO DE STRIPPING

O pensamento por trás deste exercício é que cada situação tem muitas camadas, como uma cebola. Cada camada representa algo que trazemos para a situação e não a situação em si. É apenas considerando as questões centrais, sem as camadas relativamente sem importância que adicionamos, que podemos agir de acordo com uma estrutura ética adequada. Pare de considerar sua reputação ou qualquer vantagem pessoal que você acha que pode ganhar como parte da equação ao decidir o que fazer em uma determinada situação. Pergunte a você mesmo as seguintes questões:

  • Que valor essa situação traz para todos? Você pode se surpreender com quantas vezes a resposta é nenhuma.
  • Que tipo de qualidades esta situação requer? Se você tem essas qualidades, ótimo; senão, pense nessa situação como uma boa chance de desenvolvê-las.

Deixe-me lhe dar um exemplo.

Quando estamos crescendo, muitos de nós lutamos para decidir o que queremos fazer na vida. Se tirarmos essa questão do fundo, é tudo sobre como encontrar algo gratificante e significativo para trabalhar. Inicialmente, vale a pena ignorar o problema da monetização ou a expectativa de outras pessoas sobre o que você deve fazer, caso contrário, você pode acabar vivendo uma vida que está muito longe de quem você realmente é.

Eu realmente lutei com isso enquanto crescia. Tive um excelente início de vida em termos de educação em uma escola de primeira, já morei em muitos lugares e tive uma formação musical forte. Essencialmente, eu tinha todas as chances disponíveis, mas estava tão desesperado com o que faria na minha vida aos 17 anos que na verdade larguei a escola antes de terminar e nem mesmo fui para a universidade. Embora eu não recomendasse esse caminho a todos, ele acabou funcionando extremamente bem para mim.

Atribuições Extra

  1. Faça a si mesmo a seguinte pergunta: O que eu faria se dinheiro não fosse um problema?
  2. Responda à pergunta acima e faça exatamente isso.

EXERCÍCIO ESTÓTICO # 8: REFLEXÃO DAS HORAS DE DORMIR

Este é o outro lado do exercício número um, Reflexão pela manhã. Desta vez, em vez de refletir sobre o que vai acontecer, você reflete sobre o que aconteceu. Repita mentalmente todo o seu dia e, em seguida, pergunte-se o seguinte:

  • Eu me comportei de acordo com meus princípios?
  • Tratei as pessoas com quem interagia de maneira amigável e atenciosa?
  • Quais vícios eu lutei?
  • Tornei-me uma pessoa melhor cultivando minhas virtudes?

Claro, não há nada que impeça você de planejar para o dia seguinte. Sinta-se à vontade para escrever algumas notas sobre coisas em que pensar pela manhã. Tudo isso se conecta com a Reflexão do início da manhã do dia seguinte.

Em outras palavras: Aprenda com seus erros.

Atribuições Extra

  1. Escreva algo que você deseja melhorar no dia seguinte, não importa o quão pequeno seja. Você pode se surpreender com a forma como você muda se continuar assim por meses a fio.
  2. Lembre-se de que este dia terminou e não há nada que você possa fazer para mudá-lo. Aceite tudo o que aconteceu, seja bom ou ruim.

EXERCÍCIO ESTÓTICO # 9: VISUALIZAÇÃO NEGATIVA

Já mencionei muitas vezes como o fenômeno de Adaptação Hedônica significa que nos acostumamos constantemente com as coisas que temos e então começamos a considerá-las certas. A visualização negativa é um exercício simples que pode nos lembrar como somos sortudos. A premissa é simples, imagine que coisas ruins aconteceram ou que coisas boas não aconteceram. Você decide a escala da catástrofe:

  • Perdendo todas as suas posses
  • Nunca ter conhecido seu cônjuge
  • Perder um membro da família
  • Perder o sentido, como a visão ou a audição.

Você também pode imaginar como as situações em que está prestes a embarcar darão errado.

Embora você possa pensar que esse tipo de pessimismo não conduz a uma vida feliz e plena, ele pode transformar sua vida em ouro puro, fazendo com que você perceba que todas essas coisas ruins não aconteceram com você.

Atribuições Extra

  1. Tente imaginar as catástrofes acontecendo exatamente no ato que você está prestes a cometer. Você pode imaginar que o avião em que está viajando irá apresentar problemas de funcionamento e cair. Eu não recomendo isso a todos, pois não é para os fracos de coração.
  2. Imagine ter nascido em algum momento do passado e todas as coisas de que sentiria falta porque ainda não teriam sido inventadas.

EXERCÍCIO ESTÓTICO # 10: TREINAMENTO DE AUTO-CONTROLE FÍSICO

Este exercício consiste em experimentar intencionalmente as adversidades físicas e também ficar sem as coisas de que gosta. De certa forma, pode-se pensar nisso como uma versão prática da visualização negativa.

O treinamento de autocontrole físico tem um duplo propósito:

  • Para nos prepararmos para o caso de termos que enfrentar dificuldades físicas ou perdermos parte ou tudo o que temos.
  • Treinar-nos para não desejar coisas que estão fora de nosso controle. Lembre-se de que só podemos controlar nossos pensamentos e nossas ações.

Lembre-se de que você deve agarrar tudo na vida livremente, assim como a areia. Você não segura a areia com força, caso contrário, ela escapará do seu alcance.

Alguns exemplos de treinamento de autocontrole físico:

  • Beber apenas água por um determinado período de tempo.
  • Saindo no frio sem casaco.

Eu acho que é importante ver tudo como transitório. Você, as coisas que possui e todos que conhece um dia deixarão de existir. Veja tudo como se estivesse emprestado. Em vez de dizer que perdi, diga que devolvi. Na verdade, tive uma pausa na minha casa outro dia e perdi minha Leica M3, uma linda câmera dos anos 1950. No entanto, eu na verdade refleti sobre essa experiência e percebi que não estava no lado perdedor do evento .

Atribuições Extra

  1. Por uma semana, mude algo em sua rotina diária que torne seu dia mais desconfortável ou menos simples.
  2. Experimente ficar sem internet em casa por um determinado período de tempo!

CONCLUSÃO E RECURSOS PARA EXERCÍCIOS ESTÓTICOS

Espero que você tenha gostado de ler sobre esses exercícios e espero que os tenha colocado em uma boa utilização em sua vida. Lembre-se de que você não precisa ser um estóico para obter algum benefício com esses exercícios.

Gostaria apenas de salientar que muitas das técnicas mencionadas acima podem ser combinadas. Por exemplo, você pode decidir sair para uma caminhada de manhã cedo, mas não usar uma jaqueta, mesmo que esteja um pouco frio. Enquanto estiver fazendo isso, você pode dizer a si mesmo que tem sorte de não ter começado a chover muito. Você acabou de combinar a reflexão matinal, o treinamento de autocontrole físico e a visualização negativa.

O fator comum por trás de todos esses exercícios é o fato de que eles exigem que você dê uma boa olhada em como você vive sua vida e isso nunca é uma coisa ruim, não importa qual seja o seu ponto de vista sobre a vida.

Emanuele Faja é o diretor criativo da Sussurro e companhia . Este artigo apareceu originalmente em EmanueleFaja.com.

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