Principal Saúde 11 maneiras de melhorar sua flora intestinal para uma saúde melhor

11 maneiras de melhorar sua flora intestinal para uma saúde melhor

O exercício é apenas uma forma de manter uma boa saúde intestinal.Bruno Nascimento/Unsplash



O intestino é o lar de dezenas de trilhões de bactérias unicelulares. Eles são conhecidos coletivamente como sua flora intestinal ou microbiota e podem influenciar diretamente como você se sente no dia a dia.

A má saúde intestinal pode levar a uma ampla gama de problemas de saúde que podem afetar negativamente sua saúde e qualidade de vida.

Embora o conceito de saúde intestinal ainda seja relativamente novo, já existem pesquisas fascinantes sobre o efeito que a dieta e o estilo de vida podem ter na diversidade da flora intestinal. Aqui estão 11 maneiras cientificamente comprovadas de otimizar a saúde intestinal para uma pessoa mais feliz e saudável.

# 1. Coma mais grãos inteiros

Além das fontes usuais de carboidratos (pitas, wraps, arroz branco e batatas) em sua dieta, adicione grãos inteiros, incluindo aveia, arroz integral, trigo sarraceno, pipoca e centeio integral.

Todas essas são ótimas fontes de fibras e carboidratos não digeríveis.Esses carboidratos não são absorvidos pelo intestino delgado. Em vez disso, eles viajam ilesos para o intestino grosso, onde promovem o crescimento de certas bactérias boas no intestino. Cgrãos de buraco também ajudam você a se sentir satisfeito.

# 2. Restrinja o uso de antibióticos

Nosso primeiro instinto quando estamos doentes é encolher os ombros o mais rápido possível para que possamos continuar com nossas vidas. Isso geralmente significa uma visita rápida ao médico e um tratamento com antibióticos para curar a doença.Mas umOs antibióticos podem inibir o crescimento de certas bactérias - ou destruí-las - e são usados ​​no tratamento de infecções bacterianas. No entanto, além de matar as bactérias ruins, os antibióticos também podem danificar ou matar as bactérias boas.O uso prolongado também pode resultar na resistência da bactéria ao medicamento, tornando os antibióticos menos eficazes.Para uma saúde intestinal ideal, é aconselhável não tomar antibióticos, a menos que seja realmente necessário.

# 3. Incluir Fibra Prebiótica na Sua Dieta

Os prebióticos são um tipo único de fibra alimentar que estimula e promove o crescimento de bactérias benéficas no intestino. São muito resistentes a todos os fatores: calor, frio, ácido e tempo.Isso os torna perfeitos como parte de sua dieta normal.

As fontes de alimentos ricas em prebióticos incluem aspargos, bananas, chicória, tomates e cebolas.

# 4. Adicione probióticos em sua dieta

Probióticos são bactérias vivas usadas para introduzir bactérias boas no intestino. No entanto, ao contrário dos prebióticos, eles devem ser mantidos vivos e podem ser destruídos pelo calor, pelo frio, pelo ácido e pela passagem do tempo.Acredita-se que eles ajudem a restaurar o equilíbrio natural da flora intestinal depois que ela foi interrompida por uma doença ou tratamento.

Não se sabe definitivamente se eles proporcionam benefícios à saúde para aqueles que já são saudáveis, mas algumas bactérias probióticas têm demonstrado benefícios para aqueles que sofrem de síndrome do intestino irritável (SII) e outras infecções intestinais.

Alguns alimentos probióticos são iogurte, sopa de missô, kimchi, tempeh, chucrute e kefir.

# 5. Reduzir o estresse

O estresse tem um impacto negativo na saúde gastrointestinal a curto e longo prazo, às vezes levando ao aparecimento de uma variedade de condições intestinais, incluindo doença inflamatória intestinal, SII, úlceras e refluxo ácido - para nomear alguns.

Para ajudar a reduzir o estresse e restaurar o equilíbrio do intestino, há várias coisas que você pode fazer, incluindo exercising em uma base regular, adicionandoprobióticos à sua dieta, obtendobastante sono, interagindo com outras pessoas e reservando um tempo para si mesmo.

# 6. Tente fazer exercícios regularmente

Além dos benefícios óbvios dos exercícios para a saúde, que vão desde a melhoria da composição corporal até a redução do risco de doenças cardiovasculares e metabólicas, os exercícios também aumentam a diversidade de bactérias. Os mecanismos exatos de como isso acontece e seu impacto exato não são totalmente conhecidos.Independentemente disso, é aconselhável incluir doses regulares de exercícios em sua rotina semanal.

# 7. Obtenha seus 5 por dia

Você não é o único culpado por deixar de comer frutas e vegetais suficientes (todos nós fazemos isso), mas talvez mude seus hábitos quando vir como isso pode ser benéfico.A pesquisa mostra que uma dieta rica em frutas e vegetais pode impactar positivamente a microbiota intestinal e reduzir o crescimento de bactérias ruins. Em particular, maçãs, mirtilos e alcachofras aumentar a concentração de Bifidobactérias. Esta é uma boa notícia, pois um aumento nas bifidobactérias pode ajudar a prevenir má saúde boa . Tente terpelo menos um vegetal em cada refeição e lanche de frutas algumas vezes ao dia.

# 8. Melhore e diversifique sua dieta

Melhorar a qualidade da sua dieta é a chave para boa boa saude .Os pesquisadores demonstraram que sua dieta muda a composição da flora intestinal.Eles observaram como comer uma dieta totalmente baseada em produtos vegetais ou animais mudaria a flora intestinal e descobriram que eles realmente mudaram oestrutura da comunidade microbiana do intestino.

Eles concluíram que após aderir a uma dessas dietas mA atividade icrobiana refletiu as diferenças entre os mamíferos herbívoros e carnívoros, refletindo os trade-offs entre a fermentação de carboidratos e proteínas.Isso não apenas demonstra a capacidade da microbiota humana de se modificar em resposta às mudanças na dieta, mas talvez defenda uma dieta balanceada.

# 9. Reduza o Adoçante Artificial

É difícil evitar adoçantes artificiais, pois eles estão presentes em muitos itens de comida e bebida. No entanto, vale a pena tentar limitar sua ingestão para uma saúde intestinal ideal.Os pesquisadores descobriram resultados que associam adoçantes artificiais não calóricos a mudanças na microbiota intestinal que podem resultar em disbiose e anormalidades metabólicas. Disbiose é o nome médico de um desequilíbrio da microbiota intestinal.

Se você costuma usar adoçantes artificiais e sofre de problemas intestinais, talvez seja hora de reduzir a ingestão.

# 10. Reduza a quantidade de alimentos processados ​​que você consome

Muitos alimentos processados ​​contêm emulsificantes, que são adicionados aos alimentos para melhorar a textura e aumentar sua longevidade.Os alimentos que contêm emulsificantes incluem maionese, sorvete, manteiga de amendoim, pão e chocolate.

Um estudo no Nature Journal analisou o efeito que os emulsificantes tiveram sobre os camundongos quando consumidos ao longo de um período de 12 semanas e descobriu que os emulsificantes podem contribuir para a obesidade, síndrome metabólica e doença inflamatória intestinal, alterando a bactérias em nossos intestinos.

Não sabemos exatamente como essas informações serão transmitidas aos seres humanos. No entanto, vale a pena mencionar que os pesquisadores observaram que os piores efeitos para a saúde foram observados em ratos que consumiram o equivalente à dieta de um ser humano composta apenas de sorvete.

Por mais improvável que um humano consuma apenas sorvete, o estudo ainda nos dá uma ideia de como os emulsificantes podem afetar nosso corpo. Os pesquisadores confirmaram que os efeitos negativos à saúde foram vistos em concentrações de apenas um décimo do que o FDA permite em produtos alimentícios.

É claro que mais pesquisas precisam ser feitas e evitar totalmente os emulsificantes certamente seria uma tarefa difícil. O melhor conselho é consumir com moderação e estar mais atento ao que se passa na boca.

# 11. Abra o seu Windows

Como você sabe agora, a diversidade é a chave para um intestino saudável e os micróbios podem ser encontrados em todos os lugares - não apenas dentro do corpo.

Até mesmo o ambiente pode influenciar a composição de sua microbiota intestinal.

Algo tão simples como abrir as janelas quando você está em casa - especialmente se você passa muito tempo dentro de casa - pode levar a um ambiente mais rico em micróbios.

Theo é Personal Trainer, Instrutor de Kickboxing e fundador da Levante Aprenda Crescer , um blog de fitness que dá a você as ferramentas de que você precisa para construir o corpo que deseja . Ele ajuda os caras a mudarem seus corpos sem sacrificar seu estilo de vida. Conecte-se e aprenda mais hoje.



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