Principal Saúde 5 desafios comuns do ceto - e como superá-los

5 desafios comuns do ceto - e como superá-los

A transição de uma dieta rica em carboidratos para uma dieta baseada em gorduras saudáveis ​​pode desencadear alguns efeitos colaterais. Veja como dissipá-los.Unsplash / Eduardo Roda-Lopes

Na era da epidemia de obesidade, mais pesquisas do que nunca estão focadas em determinar maneiras seguras, eficazes e duradouras de ajudar a prevenir ou reverter o ganho de peso prejudicial à saúde. E estudos descobriram que uma solução possível é seguir uma dieta com muito baixo teor de carboidratos chamada dieta cetogênica.

A dieta cetônica reduz drasticamente o suprimento de glicose do corpo - que normalmente é obtido a partir da ingestão de alimentos ricos em carboidratos, como grãos e açúcar - em vez de forçar o corpo a usar gordura como energia. Isso pode soar semelhante a outras dietas de baixo teor de carboidratos, mas há uma distinção fundamental do ceto: em vez de se concentrar em muitas proteínas, a dieta ceto enfatiza as gorduras saudáveis, principalmente de alimentos ceto-aprovados como coco ou azeite, manteiga, carne, abacate e ovos.

Por esta razão, a dieta ceto não apenas ajuda na perda de peso . Também foi demonstrado que reduz o risco de diabetes ou doenças cardíacas, protege contra certos distúrbios neurológicos e melhora a função cognitiva. Mas isso não significa que a adoção da dieta ceto será um mar de rosas. Para muitos, a transição de uma dieta rica em carboidratos para uma baseada em gorduras saudáveis ​​e muitos vegetais pode desencadear alguns efeitos colaterais.

Se você está pensando em adotar a dieta cetônica para ajudar a melhorar sua saúde geral, saiba que você pode se deparar com um ou mais dos seguintes desafios. A boa notícia, no entanto, é que a maioria deles provavelmente se dissipará em algumas semanas - ou até antes, se você seguir meu conselho.

  1. C onstipação

Como você vai comer muito menos carboidratos do que está acostumado enquanto estiver em uma dieta cetônica, provavelmente também estará diminuindo a quantidade de fibras em sua dieta. Isso pode contribuir para várias alterações digestivas, incluindo prisão de ventre. Para ajudar a manter as coisas em movimento, beba muita água e certifique-se de comer uma variedade de alimentos vegetais com baixo teor de carboidratos ao longo do dia, especialmente vegetais ricos em fibras como folhas verdes, vegetais crucíferos cozidos e abacate.

Você também pode querer suplementar com uma enzima digestiva, particularmente uma que contenha a enzima lipase. A lipase é a principal enzima que quebra as gorduras dietéticas, o que ajudará com todo o óleo extra de abacate e coco que você provavelmente consumirá.

  1. Energia baixa

Muitas mudanças metabólicas precisam ocorrer em seu corpo para que você deixe de usar gordura como combustível em vez de glicose. E enquanto esse processo se desenrola, é comum experimentar períodos de fadiga, fraqueza e Confusão mental à medida que seu corpo reserva energia para os processos metabólicos mencionados.

Uma maneira de ajudar a manter sua energia alta é certificar-se de que você não está desidratado e que também está recebendo nutrientes essenciais suficientes, especialmente eletrólitos. Muitos praticantes de dieta ceto descobrem que adicionar sal às refeições e tomar um pouco de caldo de osso diariamente ajuda a restaurar alguns dos eletrólitos que são perdidos durante a cetose, incluindo magnésio, potássio e sódio. O caldo ósseo também fornece vários outros nutrientes e aminoácidos importantes, ao mesmo tempo que diminui os efeitos colaterais potenciais, como perda de massa muscular, dores de cabeça, cãibras e espasmos.

E, é claro, você deve ter como objetivo dormir pelo menos oito horas por noite e ir mais leve durante esse período de transição, o que deve evitar que você se sinta ainda mais estressado e esgotado. Se você não consegue dormir bem, tente estes dicas naturais para adormecer rápido ou tente tomar cerca de 400 miligramas de citrato de magnésio antes de dormir.

  1. Fraqueza muscular

Além de se sentir mais cansado do que o normal com a dieta cetônica, você também pode sentir diminuição da força, dificuldade para se recuperar de um treino pesado e / ou fraqueza geral. Por esse motivo, recomendo guardar quaisquer sessões de treinamento intenso para quando você estiver se sentindo mais forte e com mais energia - especialmente se você também estiver lidando com sinais de hipoglicemia (outro efeito colateral potencial da cetose), que pode causar tremores temporários, tontura, e suor.

Então, como você pode combater essa fraqueza potencial? Para começar, certifique-se de comer proteína suficiente para abastecer seu corpo - mas não demais. Na dieta cetônica, a quantidade total de proteína necessária não é muito alta, cerca de 1,3 gramas de proteína por quilo de peso corporal ideal. Se você suspeitar que não está comendo o suficiente, tente comer mais vegetais sem amido e gordura, em vez de mais proteína, pois um excesso pode levar à desidratação, alterações de humor e problemas renais (sem falar no mau hálito).

Para repor os níveis de sódio - se a hipoglicemia for um problema - você também pode tentar beber um copo de água com cerca de um quarto da colher de chá de Himalaia ou sal marinho natural misturado.

  1. Ânsias aumentadas

De acordo com um relatório de 2007 que apareceu no American Journal of Clinical Nutrition , Uma grande vantagem da dieta cetogênica é que ela permite que a ingestão de calorias seja reduzida drasticamente sem produzir fome voraz. Portanto, embora seu apetite geral possa diminuir com a dieta cetônica, a realidade é que seus desejos por carboidratos ou açúcar podem não diminuir.

As preferências alimentares e hábitos dietéticos arraigados podem levar algum tempo para mudar, então é esperado que você possa lidar com alguns sintomas temporários de abstinência ao remover certos alimentos reconfortantes de sua dieta. Em muitos casos, isso pode ser mais um problema emocional do que um sintoma físico, então seja paciente consigo mesmo e lembre-se de que suas papilas gustativas podem mudar. Certifique-se de comer calorias suficientes em geral e dê tempo para que suas preferências se ajustem, o que acontecerá quando você começar a se sentir melhor no geral.

Comer mais gorduras saudáveis, fibras e quantidades adequadas de proteína magra ajudará a acabar com esses desejos, assim como porções regulares de ricos em probióticos, alimentos fermentados .

  1. Temperamento

Muitas pessoas não percebem o quão conectado seu sistema digestivo está ao sistema nervoso. Quando sua dieta muda, muda também a produção de hormônios e neurotransmissores que afetam como você se sente, dorme e se comporta. Você pode notar que nas primeiras semanas com a dieta cetônica, você se sente desmotivado e geralmente com péssimo gosto, mas isso não significa que a dieta esteja fazendo mal.

Resumindo, leva tempo para o cérebro se adaptar à nova fonte de energia (lembre-se: gordura, não carboidratos), então aguente firme. Se sintomas como falta de sono, lentidão ou dores de cabeça persistentes estão contribuindo para o seu mau humor, tente obtendo mais magnésio de alimentos como folhas verdes, abacate e salmão para ajudar. Você deve comer pelo menos duas xícaras de vegetais com folhas verdes e crus por dia, além de outros vegetais sem amido que você goste.

Além disso, lembre-se de que a meditação, os exercícios e o registro no diário são ótimas maneiras não alimentares de melhorar rapidamente o seu humor.

O Dr. Josh Ax, DNM, DC, CNS, é médico em medicina natural, nutricionista clínico e autor com uma paixão por ajudar as pessoas a ficarem bem usando os alimentos como remédios. Recentemente, ele escreveu 'Eat Dirt: Por que Leaky Gut pode ser a causa raiz de seus problemas de saúde e cinco etapas surpreendentes para curá-lo' e ele opera um dos maiores sites de saúde natural do mundo em http://www.DrAxe.com . Siga-o no Twitter @DRJoshAxe.

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