Principal Saúde Pedidos médicos: Compreenda a ciência da perda de peso

Pedidos médicos: Compreenda a ciência da perda de peso

Uma turma de emagrecimento de office girls fazendo exercícios de salto no telhado da Adelaide House, em Londres, durante a hora do almoço.(Foto: H F Davis / Getty Images)



Perder peso e mantê-lo é uma luta para muitas pessoas lá fora. Às vezes, parece que 90 por cento dos artigos que lemos são sobre truques e truques para perder peso. Isso se deve a duas coisas. 1. O peso é um grande problema para muitas pessoas e 2. As pessoas estão sempre procurando um atalho. Mesmo que alguns desses truques funcionem, na maioria das vezes, as pessoas que perderam peso tendem a recuperá-lo em vez de mantê-lo. Mas por que isso? O que em nossa natureza torna mais fácil recuperar o peso do que mantê-lo fora?

Nossos corpos protegem os depósitos de gordura, caso estejamos presos em um momento de fome, mas ainda precisemos gastar muita energia.

A recuperação de peso é, na verdade, um mecanismo de sobrevivência de nossos dias distantes como caçadores-coletores. Portanto, quando perdemos peso, nosso corpo vê isso como uma ameaça à sobrevivência e começa a fazer circular hormônios que afetam nosso apetite. Isso leva a uma alimentação excessiva e à recuperação do peso.

Na época dos caçadores-coletores, o armazenamento de gordura era considerado uma coisa boa. Isso significava que teríamos uma reserva de energia para os momentos em que não havia comida disponível, pois não era tão fácil quanto correr para o supermercado. Além disso, acumular mais gordura do que tínhamos antes, apenas por medida extra, significaria mais energia de reserva em caso de emergência, como fome. Por esse motivo, nosso corpo protege os depósitos de gordura, caso estejamos presos em um momento de fome, mas ainda precisemos despender muita energia ou praticar atividades físicas. A capacidade de manter estoques de gordura durante tempos difíceis teria definitivamente sido uma vantagem para nossos predecessores e ajudado a garantir a sobrevivência. Infelizmente, esse mecanismo de sobrevivência não é mais útil e apenas promove a obesidade na população. Em uma época em que há abundância de alimentos e níveis relativamente baixos de atividade física, armazenar gordura não é útil, mas pode ser prejudicial à nossa saúde.

Então o que nós podemos fazer? Obviamente, se você dedicar tempo e esforço para perder peso, vai querer se comprometer a não perder peso. Depois de perder peso, o exercício deve continuar sem dar desculpas ou encontrar barreiras para impedi-lo. Só porque você perdeu peso, não significa que você deve reduzir seus treinos. Manter um peso saudável exige trabalho e dedicação. A atividade física é um dos aspectos mais importantes para manter o peso baixo, então certifique-se de incluí-la em sua rotina diária.

Da mesma forma, você não deve subestimar o aspecto mental da perda de peso. Força de vontade e intelecto podem nos ajudar a superar esse vestígio biológico. A pesagem diária pode ser um método de automonitoramento consistente, dando a você mais controle sobre o gerenciamento de seu peso. Isso ajuda você a perceber quando seu peso começa a subir na balança. Também o torna mais consciente do que você está comendo, reforçando comportamentos que levaram à perda de peso para começar ou o que está funcionando para manter o peso estável. Coma uma variedade de alimentos para obter todos os nutrientes de que necessita. Inclui opções de grãos inteiros, frutas, vegetais e fontes de proteína magra.

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