Principal Política Os laços do Kremlin da Fox News vão muito mais fundo do que apenas Sean Hannity

Os laços do Kremlin da Fox News vão muito mais fundo do que apenas Sean Hannity

Sean Hannity no set de Hannity na cidade de Nova York.Paul Zimmerman / Getty Images



Há alguns dias, abordei a preocupante questão de Sean Hannity, a estrela da Fox News, e seus vínculos ocultos com o governo Trump. Com a revelação de que Hannity compartilha um advogado com o presidente, ou seja, o desgraçado Michael Cohen, que agora é um ator-chave na investigação do Departamento de Justiça sobre a Casa Branca e seus vínculos secretos com o Kremlin, é hora de perguntar exatamente que tipo de jornalismo Hannity está promovendo a Fox News.

Além disso, quando acoplado ao meu revelações anteriores das reportagens de Hannity sobre a desinformação rançosa escrita pela inteligência russa como notícia, além de seu relacionamento clandestino com o WikiLeaks - dito pelo próprio diretor da CIA do presidente Donald Trump ser uma frente do Kremlin - a Fox News está se tornando um jogador não apenas na administração Trump, mas também alvo de qualquer investigação justa e equilibrada. Como afirmei:

Com a revelação de que Cohen foi o advogado de Hannity, de alguma forma que nenhum dos dois desejou revelar, é ainda mais imperativo que a Fox News explique por que mantém um propagandista do Kremlin sem qualquer aparência de ética profissional no ar. Se eles não conseguirem fazer isso, a rede também estará se expondo ao escrutínio da contra-espionagem.

Para surpresa de ninguém que tenha observado essa rede em ação, a Fox News rapidamente decidiu que os erros éticos de Hannity em relação a Cohen não eram grande coisa. Por sua declaração sobre o caso: Revimos o assunto e falamos com o Sean e ele continua a ter todo o nosso apoio. No entanto, o próprio analista de mídia da rede explicado que Hannity estava claramente errado, eticamente falando, ao comentar muitas vezes no ar sobre Cohen, invariavelmente favoravelmente, sem divulgar seu relacionamento com ele.

Outros relatos são ainda menos favoráveis ​​à rede e seus padrões éticos, ao invés da falta deles. Vanity Fair esta semana citado funcionários anônimos da rede sobre o que chamou de crise induzida por Hannity: Esta é a coisa mais embaraçosa que eu já vi, afirmou um. Outro acrescentou: Isso é ruim. Isso viola todas as regras do jornalismo.

Dito isso, não é difícil adivinhar por que Hannity continua no ar. Ele é um headliner, o locutor mais proeminente da rede e atração noturna para seus telespectadores pró-Trump. Além disso, a relação surpreendentemente próxima de Hannity com a Casa Branca, vista negativamente como quase uma paródia do jornalismo de acesso por estranhos, parece apenas reforçar sua posição na Fox News. Como The Washington Post relatado esta semana, Hannity fala frequentemente com Trump, servindo como conselheiro sênior do Salão Oval e desempenhando um papel central na guerra da mídia do governo contra os inimigos de Trump - acima de tudo o conselheiro especial Robert Mueller e sua investigação dos laços do presidente com o Kremlin. A estrela da Fox News basicamente tem uma mesa na Casa Branca, explicou um conselheiro presidencial ao Publicar .

Jornalismo normal, não. Já que castiguei a grande mídia por bajular o presidente Barack Obama, permitindo que sua equipe os jogasse como um instrumento, especialmente em relação à política externa, deixe-me acrescentar que o caso Hannity supera até mesmo os pontos baixos em termos de integridade jornalística. Claramente, a Fox News está feliz em permitir que sua principal personalidade no ar atue como um propagandista de Trump. É chegada a hora de a rede remover as notícias de seu título se Hannity for sua ideia de jornalismo.

Pior, a Fox News não parece perturbada pelo fato de que Hannity não é apenas um superfã-consigliere Trump; ele também tem ligações perturbadoras com o Kremlin e seus agentes. Desde que Hannity está promovendo desinformação em russo sobre os americanos há quase um ano, a rede não pode dizer que não sabia. A Fox News, portanto, está fazendo a escolha inquietante - para não mencionar potencialmente perigosa do ponto de vista político - para servir como um instrumento inteligente para a máquina de mentiras do Kremlin.

Talvez não haja surpresas aqui, no entanto. Esta semana, a transmissão pública da Letônia informou uma história surpreendente sobre como a Fox News opera em seu país. Conforme desmascarado por uma investigação local, as versões em russo da programação da rede que são transmitidas na Letônia não são apenas traduzidas; eles são editados para conteúdo em uma direção pró-Kremlin. De acordo com o relatório, que cita regulamentos internos da Fox News:

Os tradutores devem seguir as diretrizes de legendagem em russo que exigem encobrir ou 'amenizar o conteúdo' sobre acidentes, relações homossexuais, 'propaganda anti-russa', narcóticos, atividades extremistas e suicídios. Por exemplo, os tradutores são instruídos a 'suavizar' toda linguagem negativa sobre o programa espacial e militar russo, as políticas do presidente e do governo russos, enquanto textos positivos sobre relacionamentos entre pessoas do mesmo sexo devem ser generalizados para que possam ser atribuídos a relacionamentos de qualquer tipo.

Vamos ser perfeitamente claros aqui: a Fox News está exigindo que seu conteúdo seja transmitido em um país que é membro da OTAN e da União Europeia para ser editado para agradar mais ao regime de Vladimir Putin. Isso não é pouca coisa na Letônia, um país com apenas dois milhões de habitantes, mais de um quarto dos quais são russos. Essa minoria é habitualmente explorada por Moscou em sua propaganda dirigida à fronteira oriental da OTAN. Por anos, o Kremlin travou uma guerra de informação agressiva e de amplo espectro contra a Letônia, tentando fomentar divisões naquele país, fazendo com que sua minoria russa se sentisse alienada e mais leal a Moscou do que a Riga. In extremis, muitos letões se preocupam, esta campanha nociva de desinformação pode ser um precursor de uma invasão russa real —Um acontecimento que aconteceu várias vezes na história do pequeno país.

A Fox News está inequivocamente do lado do Kremlin nessa luta pela informação contra a pequena Letônia - e todo o mundo ocidental. Não é apenas o que a Fox News está transmitindo aos Estados Bálticos que merece análise. Os relatórios da rede sobre a Letônia para o público ocidental - por exemplo um mês passado empurrou a propaganda russa flagrante e citou o Centro de Pesquisa sobre a Globalização, uma notória frente de desinformação do Kremlin - também merecem investigação.

Acima de tudo, os americanos deveriam perguntar qual é realmente a relação da Fox News com o regime de Putin. Uma coisa é permitir conhecido desinformadores como Sean Hannity para colocar no ar mentiras de fabricação russa; é ainda pior dar a Moscou o controle editorial sobre suas reportagens. Se a Fox News está distorcendo as notícias em uma direção pró-Kremlin para efeito político em uma sociedade livre e democrática como a Letônia, eles podem fazer isso em qualquer lugar.

John Schindler é um especialista em segurança e ex-analista da Agência de Segurança Nacional.



Artigos Interessantes